- Área: 40 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é projetada para um jornalista de meia-idade que trabalhou durante anos para revistas de arquitetura do Vietnã. A área se localiza na periferia de uma nova cidade sendo urbanizada com uma variedade de estilos de arquitetura residencial. Portanto, tanto o arquiteto quanto o cliente tiveram a ideia de que a nova casa deveria ser vista como verde, mas sem comprometer seu conforto e especialmente não ser muito diferenciada das casas vizinhas.
Dentro do orçamento limitado, é usada uma estrutura leve com chapas de aço e metal, ao invés dos tijolos e concreto de costume. Além disso, mobiliário não utilizado, abandonado mas ainda em boas condições, é considerado como uma solução apropriada para a maioria das partes da casa, o que não só reduz custos mas também dá à casa uma aparência distinta, a beleza ou serenidade que itens antigos que vem com a idade.
O uso da estrutura em aço não só torna a fundação mais leve, como ajuda a reduzir o tempo de construção e os gastos. A armação é feita por pilares de aço de 90x90 e vigas de 30x30 ligadas a chapas de metal, cobertas ou preenchidas por vegetação, o que faz com que, vista à distância, a casa se pareça com uma caixa verde. Entre essas barras de "metal frio" a natureza se define.
A casa é estruturada em duas partes verticais; dois dormitórios no pavimento superior, enquanto cozinha e sala de estar, no térreo, se abrem à natureza sem portas ou janelas. Isso faz com que o limite entre interior e exterior seja indefinido. Além disso, ao diminuir os espaços de estar para apenas o suficiente e deixar o restante intencionalmente não controlado, o arquiteto tenta transmitir a sensação de que o ambiente natural do lado de fora é maior e mais próximo, já que em qualquer vista da casacas árvores podem ser observadas em toda a sua beleza. Em outras palavras, as árvores são usadas como as paredes da construção, e a casa fornece uma variedade de ligações entre as árvores e as pessoas.
Por fim a ideia da casa, acima da organização dos espaços e dos usos flexíveis da estrutura, é de um conceito geral de construção de habitação a baixo custo, o que tem atraído atenção no Vietnã. Ao aproveitar ao máximo itens abandonados e usar de forma inteligente espaços suficientes para viver, as pessoas podem, com um orçamento limitado, facilmente ter uma casa confortável preenchida pela natureza e flexível para quaisquer necessidades futuras.
Originalmente publicado em 23 Julho, 2013